Páginas

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

As estradas da França

Peinsei neste assunto pois ontem fiz 7 horas de voyage aqui nas estradas da França.

Este assunto é interessante de entender a qualidade das estradas Francesas, o quanto é bom dirigir sem medo de cair num buraco.
Na realidade foram 6 horas de estrada (tirando a parada) para 640km, o que da uma media muito boa, aqui na França os limites de velocidade variam entre :
  • 30km (em area de baixa velocidade em cidade)
  •  50 km numa cidade
  • 70 km passagem em cidade em estrada de departamento (départementale que atravessa departamentos)
  • 90Km/h em estrada de departamento (fora das cidades e de 1 so via)
  • 110 Km/h  (em zona de perigo em auto estrada ou em Vias duplas separada por algo no meio fazendo 4 vias nos dois sensos mesmo em cidades)
  • 130Km em autoestrada(autoroute) com ou sem pedagio.

Auto estrada na França
 As auto-estradas são limitadas por 130 Km/h mas tem qualidade para andar a 200km/h facil, mas não são no-limits como na Alemanha. Aqui na França alias é dificil ver buraco se vê aas vezes algumas estradas pouco cuidadas com raxaduras com leves buracos mas que você pode passar por cima tranquilo sem ter medo de quebrar o carro.
Vi por exemplo que fizeram o Tour de Rio en Velo como o Tour de France onde os ciclistas reclamaram muito dos buracos, aqui na França eles atravessam o pais inteiro mesmo passando por estradas pequenas sem encontrar um.
Lembro que no Brasil dirigindo você fica sempre com essa apreenção de encontrar um buraco de  "1metro" do nada no meio da estrada e acabar com o Carro. esse sentimento aqui felizmente não existe.

Não sei se é de proposito da parte dos politicos ai no Brasil colocar asfalto de ma qualidade, para poder recolocar e ganhar dinheiro. Mas muitas vezes vi estradas em obras e pouco tempo depois continuam um lixo, somo enganados pelos politicos em todas areas...

Aqui o pedagio (péage) é considerado caro, mas realmente vale a pena, são raros as pessoas que não utilizam, por exemplo um trajeto entre Toulouse e carcassonne pela auto estrada por 89km se paga 7€10 equivalente a 15R$. Para o padrão de vida do Francês diria que isso vale para um Francês 7R$.

Se você passar pela estrada normal que sera de 90km/h levara 1h30 contra 45 minutos pela auto estrada. Se não tiver nada para fazer as vezes vale a pena a economia, mas como tempo é dinheiro para a pessoa que trabalha é melhor pegar a auto estrada e andar no minimo até 130km.


Mapa de auto estradas na França

Aqui na auto estrada eu coloco a velocidade automatica no carro em 139km/h uma maneira de andar bem e não ser pego nos radares, pois existe uma diferença de 5 km da velocidade real e aquela que o carro mostra e o Radar tira mais 6km por margem de erro, sempre vejo o Flash mas nunca recebo a multa.

Na França não tem no brasil como a lei seca, apesar de ter controle de alcolemia. Mas eles são severos sobretudo com a velocidade tem bastante radar fixo (que eles mostram onde são situados então as pessoas so baixam a velocidade em cima deles). Por isso tem muito controle movel.

Como as estradas na França são boas e as pessoas cada vez mais com pressa elas tendem a acelerar um pouco.

O atual presidente da França Nicolas Sarkozy ficous conhecido e ganhou força antes de ser presidente e quando ainda era ministro  no combate contra os acidentes mortais de transito. Ele usou os controles de radar como principal trunfo para baixar o numero de mortes.

Realmente ele conseguiu baixar, acho que na epoca se tinha  mails de 6 mil mortes por ano nas estradas na França, hoje acho que esta por volta de menos de 5 mil mortes no transito. Um numero muito "baixo" em comparação com os numeros do Brasil que passa de 40 mil mortes por ano.

A qualidade das estradas são importantes, mas também a educação no transito o proximo sujeito do Blog.

0 comentários:

Postar um comentário