Porque aprender o Francês ?
Como aprender o Francês ? |
Claro que devo falar do Idioma Francês entre os primeiros artigos desse blog !
Eu nunca fui muito bom em português (vocês podem ver meus erros de ortografia, os acentos são por causa do teclado francês um sujeito que saíra mais tarde) nunca fui bom em literatura e muito menos com línguas estrangeiras.
O Grande problema é que hoje no mercado é difícil encontrar um emprego sem dominar um idioma estrangeiro sobretudo o Inglês claro. No Brasil o idioma dominante depois do Inglês é o espanhol, por causa da proximidade com os países hispânicos e também por ser uma língua muito representada no mundo.
Eu estava então com 18 anos e sem dominar o Inglês nem o Espanhol, prestes a entrar no mercado do Trabalho com esse atraso.
Quais possibilidades eu tinha ?
- Entrar num Curso de Inglês e levar 5 anos para conseguir um nível gramatical bom, mas oral muito ruim (antes de gerar polemica criticando os cursos de línguas estrangeiras repito que eu não tinha nenhum dom para isso, e acho que nem em 5 anos seria suficiente para mim).
- Mesma Coisa para o espanhol se bem que essa língua sendo muito próxima do português acho que com 5 anos de curso sairia com um nível bom oral e ótimo gramatical.
Então ai me veio a ideia que eu teria de me diferenciar do mercado, estando ainda competitivo neste, mas como ?
Claro que para se diferenciar do mercado seria aprendendo outra língua (autre langue) que o Inglês e o espanhol. Mas para isso não bastaria aprender qualquer outro idioma que não serviria no mercado como é o caso da língua sueca por exemplo. Tinha que ser um idioma que poderia ser uma opção a mais que o simples Inglês.
Ai você vai me dizer porque não o Chinês ? como sera a língua comercial do futuro etc., mas o Chinês seria uma língua muito complicada para aprender e além do mais eu levaria uns 10 anos no Brasil para aprender.
Então claro que minha atenção se voltou ao Francês, língua oficial da ONU da FIFA, do COI, língua que antes da dominação do Império norte Americano, era o idioma "universal", vocês podem olhar nos boletins escolares dos anos 60, o Francês era a primeira língua estrangeira.
Então apesar de estar ultrapassada o idioma Francês ainda tem a sua importância mas isso não é tudo a língua Francesa é considerada a língua mais charmosa e romântica do mundo, uma língua fascinante também de origem latina.
Adicione isso tudo a oportunidade incrível que tive de ter uma prima que já morava na França que poderia me receber durante 1 ano (que agradeço muito alias digo de passagem), o suficiente para aprender a língua Francesa fluentemente.
Eu tinha então em mãos todos os quesitos, uma língua pouco representada pela concorrência no mercado e bastante utilizada comercialmente sobretudo no nível turístico (os franceses visitam muito o Brasil). A oportunidade de aprender o idioma rapidamente (em 1 ano sem ter grandes custos) e uma língua que achei fácil de aprender por ter a mesma estrutura gramatical por causa das origens latinas que a língua portuguesa e a francesa possuem.
Então acho que naquele momento não existia melhor escolha que o Francês. Mas para aqueles que estão no meu caso não tendo família aqui na França e concordam com o meu ponto de vista de que é muito interessante profissionalmente e mesmo culturalmente de aprender o Francês existe outras oportunidades que darei como dica nos próximos artigos.
Como eu vim com pouquíssima base fiz um cursinho de 5 aulas para aprender a dizer o Bonjour, ça va, comment allez vous etc.. mas com pouquíssima base, não aconselho se a pessoa não tiver com quem contar como eu tinha com minha família aqui. O ideal seria de fazer uma pequena preparação de 6 meses e depois passar 6 meses aqui na França aperfeiçoando.
Tenho certeza que você sairá bilíngue, pois eu vindo sem base e lembre-se sendo fraco para aprender línguas estrangeiras e ainda por cima morando com brasileiros ( o que dificulta o aprendizado pois a imersão não é total, mas ajuda em outros pontos) aprendi o Francês em somente 3 meses já tava com um nível muito bom sobretudo no nível Oral (o que é mais importante).
Então se tiver uma oportunidade de morar na França, ou qualquer outro pais, não a deixe escapar pois é uma experiencia inesquecível em todos os sentidos, claro existe um custo importante, mas é um investimento pessoal, profissional e diria até mesmo "espiritual" pois uma viagem dessa muda tua alma e tua maneira de ser.