Linguiça Francesa de Morteau
A culinaria Francesa é a mais reputada no mundo, graças ao Savoir faire Francês (Savoir faire pode ser traduzido pelo jeitinho francês, ou know-how ou French touch e literalmente por saber fazer).
A culinaria francesa sera amplamente abordada nesse blog pois é um motivo de curiosidade de todos, mas aqui vou falar sobre a Linguiça de Morteau pois o Globo rural fez uma belissima reportagem sobre a "Saucisse de Morteau".
Vocês podem ver neste video abaixo toda a tecnica francesa na fabricação e a aula de reaproveitamento que eles dão na fabricação desta linguiça. O famoso savoir-faire francês.
Video Reportagem sobre a Linguiça francesa de Morteau
Video Linguiça de Morteau Parte 2
A fabricação é ligada a produçao de um queijo que a cidade produz.O famoso Comté, um dos Queijos mais consumidos (que adoro alias facil de apreciar pois é bem suave), vem da região Franche-Comté).
o soro do queijo é comprado pelos criadores dos porcos que fazem as linguiças, do estrume dos porcos é feito adubo que é levado para fazer o capim das vacas que produzem o leite.
Leite que é feito para fazer o queijo, do queijo é tirado o soro para fazer a ração dos porcos, comendo, os porcos produzem muita urina e estrume, de onde é tirado adubo, adubo que serve para adubar a terra onde nasce capim para consumo das vacas, bem alimentadas, as vacas produzem leite, leite que é vendido para ser produzido queijo, da produção do queijo, sobra muito soro, que é vendido para os criadores de porcos misturarem na ração dos porcos, que daí produzem estrume, um verdadeiro ciclo de reaproveitamento um exemplo do Savoir Faire francês...
0 comentários:
Postar um comentário